quarta-feira, 23 de maio de 2012

DE OLHO NA REALIDADE!

Migração do homem do campo para cidade em Marechal Thaumaturgo.
Essa história eu já estudei e nos lugares onde aconteceram...foram trágicos.
O cortiço abrigou muita gente em diversos países do mundo e hoje a favela e o casebre predomina os pontos periféricos de nossas cidades do Acre, do Brasil, e do planeta.
Nos séculos passados, com a desvalorização das produções agrícolas e com a implantação das indústrias, paizes como a Inglaterra, sofreu com essa migração. Já na segunda década do século XXI, Marechal Thaumaturgo passa por este problema.
No Brasil não foi diferente com a desvalorização do café.
No Acre a migração acorreu com a desvalorização da borracha.
Em Marechal Thaumaturgo o processo de migração ocorre em maça por falta de políticas publicas para o homem Rural. Falta Educação, Saúde Assistência Social, Esportes, Cultura e principalmente Agricultura e Moradia para as pessoas continuarem morando e produzindo no campo.
O governo federal proíbe desmatar, mas não dar outa solução para o homem produzir, concretiza o “Luz Para Todos” somente para alguns e manda uma bolça família para enganar a barriga de quem não pode tirar nem uma tábua para fazer uma moradia digna para sua família.
Cadê o direto a moradia? É, acho que esta lei já era.
O governo estadual por sua vez, distribui sementes para incentivar a produção. Mas onde semear? Se não pode desmatar.
Já o governo municipal deixa tudo lar... Deixa de ir visitar, deixa de mandar merenda para escolas, deixa de mandar material escolar, etc...
E o resultado é que o homem do campo em Marechal Thaumaturgo está migrando para cidade em busca de melhores oportunidades.
Diferente de outras migrações, que o homem migrava com seus pertences deixando a casa. Em Marechal Thaumaturgo o homem Rural há traz para não morar na rua.
E há quem disse dentro de uma Igreja em Janeiro de 2009: “Afrente popular diz que o Acre será o melhor lugar do mundo para se viver... Eu digo, Marechal Thaumaturgo será o melhor lugar do Acre para se viver... Sendo assim, Marechal Thaumaturgo será o melhor lugar do mundo para vivermos” (Filosofo e bacharelado em direitos, Eudes Brandão).
Mas a  realidade é outra, se morrer em Marechal Thaumaturgo, você ganha um caixão novinho. Então, venha morrer aqui!
“Caro leitor, os erros do passado não podem continuar no presente, precisamos criar alternativas para o homem continuar no campo” (Donicélio Nunes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário