sábado, 28 de julho de 2012

Feira livre agrícola de Marechal Thaumaturgo fracassa.

Segundo os feirantes, a prefeitura não está dando o apoio devido para com os produtores de derivados da agricultura e para vendas de hortaliças do município.
Uma das primeiras postagens deste Blog já anunciava que a feira livre agricula de Marechal Thaumaturgo poderia acabar, por falta de apoio da prefeitura do município. A feira livre que supria os anseios da população, com vedas de hortaliças, derivados da produção agrícola e de produtos extraídos da natureza, hoje deixa a desejar.
Na feira livre, todos os thaumaturguenses tinham um cardápio diferente para o café da manhã em todos os sábados.
Na postagem anterior neste blog, um feirante que não quis se identificar disse:
 “Nós pagamos R$ 10,00 todo mês para vender nossos produtos na Rua e o que ganhamos da prefeitura estão ai, quase nada, tudo está se acabando, até mesmo as mesas e cadeiras... Nosso presidente saiu para ser secretário e agora está só de boa, ganhando bem e nós estamos aqui, vendo o que é nosso se destruir. O carro que diziam ser nosso, só transporta os bacanas, nem ao menos vão nos buscar no porto da cidade, temos que vir até aqui com a bacia na cabeça”.
Mas o Secretário de Agricultura Venceslau Bezerra respondeu:
 “Todo sábado estou aqui, porque sou também um feirante. O nosso carro não está sendo utilizado para nos transportar com nossos produtos porque o ramal está intrafegável. O carro foi utilizado pela Secretaria de Obras do município, mas será devolvido após uma vistoria mecânica e quando o ramal tiver aberto, iremos transportar nossos produtos. Em breve teremos um barco para os feirantes que viajam pelos rios e já compramos novas barracas que em breve estarão sendo entregues aos feirantes do município”. 
“Nosso prefeito Maurício Praxedes vem honrando seus compromissos e estou ciente que tudo será resolvido”. (Concluiu o secretário).
Esta entrevista aconteceu em Maio de 2012, estamos próximos ao mês de Agosto e nada do que foi dito pelo secretário se concretizou.
O ramal já foi reaberto a mais de dois meses e os três carros que foram adquiridos para dar suporte a produção ainda não foi devolvido para os feirantes.
Como foi postado em Maio de 2012:
No ano de 2007, durante a gestão do ex-prefeito Itamar de Sá (PT), a Secretaria Municipal de Agricultura que tinha no cargo de secretário o senhor Arles José de Lima Alves, criaram a feira livre agrícola na Praça Odon do Vale.
Na gestão do prefeito Randson Almeida (PMDB), com o secretário Clemerson Souza a frente da referida secretaria, a feira livre agrícola melhorou. Os feirantes ganharam um carro para escoar sua produção e o ponto de vendas foi transferido, passou a funcionar ao lado do Mercado Municipal Nicolau Soares de Oliveira, situado na esquina da Rua Francisco Bonifácio e Av. Fernando Guapindaia.
E hoje tem feirante que prefere vender seus produtos na casa de parentes ou amigos, pois a feira não oferece higiene e nem conforto para que eles possam vender os seus produtos.
Donicélio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário