segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo beneficia povos indígenas do Rio Breu.

O povo indígena Kaxinawá do Rio Breu “são os moradores mais distantes do município de Marechal Thaumaturgo e do estado do Acre”. A distância se torna maior, devido às dificuldades eminentes para se chegar ao local onde esse povo habita, pois só se chega através de barcos de pequeno porte, ou seja, o popularizado bote (embarcação que ganhou esse nome em comparação a rapidez do bote mordedor de cobras).
Comprometido com todos os povos do seu município, o prefeito de Marechal Thaumaturgo Aldemir Lopes (PT), entregou na manhã de Segunda Feira, 16 de Setembro de 2013, dois botes de alumínio com motor de popa (Honda 13 HP).
“Esses equipamentos irão beneficiar os nossos amigos indígenas na sugestão de salvar vidas, já que esse transporte é a alternativa mais rápida de viagem dessa região de águas rasas, principalmente das nossas aldeias indígenas do Rio Breu” Falou o vereador presidente da Câmara Antônio Alemão.
Já o prefeito Aldemir Lopes relembrou aos povos indígenas do Rio Breu o seu compromisso junto dos vereadores para com suas etnias e falou que alem desses dois botes com motores, estará auxiliando-os em apoio à cultura, esporte, saúde, educação, agricultura, assistência social e outras ações públicas.  
O prefeito petista disse ainda, “Já providenciei a tiragem de madeira para construção de duas hospedarias para os povos indígenas, uma para o povo indígena do Rio Breu e outra para o povo indígena do Rio Bagé. Com o apoio do Governo do Acre, iremos construir açudes para os índios do Rio Breu e já estamos construindo dois barcos médios com capacidade de duas toneladas para o transporte dos senhores com seus artesanatos culturais”. Afirmou o prefeito.
O indígena, José Paulo Kaxinawá, agradeceu ao prefeito e os vereadores e disse que o petista Aldemir Lopes está sendo o prefeito que mais vem trazendo benefícios para seu povo. “Vamos juntar nossas forças que só unidos superamos as dificuldades”. Disse o indígena Paulo Kaxinawá.
A entrega aconteceu na Praça Odon do Vale e contou com a presença do prefeito Aldemir Lopes, do secretário de Agricultura José Maria Bezerra, dos vereadores João Luciano, Edésio Matos, Antônio Alemão, Evane Bezerra, comunidade e povos indígenas.
Donicélio Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário