domingo, 22 de dezembro de 2013

Prefeito de Marechal Thaumaturgo Aldemir Lopes e vereadores se confraternizam com índios do Rio Breu.

Segundo informações de Pedro Lima. No dia 18 de Dezembro de 2013, os índios KAXINAWÁ da Aldeia Central Cruzeirinho - Rio Breu festejaram com o prefeito Aldemir Lopes, vereadores e secretária de Educação, à conquista de bens adquiridos junto à prefeitura no ano de 2013.
Durante a festividade, os índios agradeciam um-a-um ao prefeito por destinar dois botes de alumínio com motores Honda 13 HP, pelo apoio para construção de açudes na referida aldeia, pelos os investimentos destinados nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e pela iniciativa que o prefeito teve para a construção de uma hospedaria para os povos indígenas do Rio Breu na zona Urbana do município, especificamente no Bairro da cerraria.  
“Todas as vezes que vim a esta aldeia fui bem recebido... Fico triste em velos pernoitar em barcos ou nas praias, sei que tem suas culturas e respeito muito, mas também precisam de conforto, principalmente quando forem em busca de tratamento de saúde”. Disse o prefeito.
 A festa de comemoração foi realizada na Aldeia Cruzeirinho que fica na margem do Rio Breu, na extremidade com o Peru, uma das comunidades mais distante da cede de Marechal Thaumaturgo.
O prefeito Aldemir Lopes mais os vereadores Silvano Queiroz, Josivanio Vale, Edesio Matos e secretária de Educação Lindalva Sores participaram das atividades recreativas e culturais realizadas pelos índios.
Mais de 200 pessoas (índios e não índios) participaram das atividades que foram: torneio de arco-e-flecha arremessa de lança, cabo de guerra, queda de braço, danças, jogos de futebol masculino e feminino e outras atividades.
Em meio às festividades foi servido churrasco e a tradicional caiçuma para fortalecer a confraternização.
Os povos indígenas do Rio Breu fortaleceram os laços políticos com o prefeito Aldemir Lopes e disseram que Aldemir foi o único prefeito que os visitou antes e depois de eleito.
Donicélio Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário