quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Marechal Thaumaturgo ainda tem seus encantos.

Mesmos tratando as feridas da corrupção, Marechal Thaumaturgo não deixa de ser uma cidade atraente. Situada na margem esquerda do Rio Juruá, na confluência dos rios Juruá e Amônia, a cidade decenária do estado do Acre que tem apenas 23 anos de municipalização vive um dos momentos mais tenso de sua história que é a perca da credibilidade política, mas o povo que respira um ar puro demostram felicidades pelas histórias vivenciadas e por eles superadas.  
O bem está de muitos está sob os políticos daquela municipalidade, a prefeitura ainda é o maior órgão empregador do município, por isso, “o povo é dependente de emprego e da solidariedade administrativa”.
Hoje o município tem há frente do executivo municipal, o quarentão de 43 anos Aldemir Lopes (PT) que em dois anos e dois meses de mandato vem se empenhando em reverter o descrédito político no meio das tempestades da crise nacional e busca reerguer a alto estima política dos moradores do município.   
Lopes foi o prefeito que teve a maior quantidade de votos da história política de Marechal Thaumaturgo. Carrega sobre os ombros um município destruído pelos seus antecessores, escaldado por seus erros administrativos e que é constituído por um povo reivindicador que conhecem seus direitos, embora tenha alguns, que esquecem seus deveres e não assumem responsabilidades.              
Lopes e os demais prefeitos do Brasil passam por um momento em que a situação não está fácil para as prefeituras que sobrevivem de repasses do Governo Federal e Estadual. Na minha concepção, Lopes administra em apuros e seu ponto fraco é não admitir que o estado fracassou e o Brasil esta a beira da falência.
Inicialmente, Lopes buscou acertar administrativamente ouvindo aliados políticos, mas demostra que futuramente vai ouvir a população e sua assessoria Jurídica onde neste ano de 2015 fez trocas de secretários (as), na educação, por exemplo, Lopes aposta nos trabalhos inovadores da Jovem sindicalista Rosineide Bezerra que foi destaque em sua administração há frente da Secretária de Assistência Social. Rosineide Bezerra foi também, uma aposta educacional do ex-prefeito Randson Almeida (PMDB) durante o fracasso de sua administração, hoje, Neide assim chamada carinhosamente por “todos”, revigora as políticas educacionais do referido município que no ano de 2014 registrou baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).       
Em meio às informações obtidas nos 10 anos em que morei lar (2004 a 2014), o povo continua alegre e hospitaleiro para com seus visitantes. Pude comprovar isso, na ultima visita que a fiz na semana de Carnaval, nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2015.
Ouvir de senhores como o senhor Pedóca (83 anos), senhor Birrito do Vale (66) e Luciano Frota (87), depoimentos que me gerou a seguinte compreensão.
Saiba mais:
“Itamar de Sá, na época PMDB e seguidor do Atual Prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales, fortaleceu a credibilidade Política e Admirativa no momento inicial, após a emancipação de Marechal Thaumaturgo, exercendo o primeiro mandato de prefeito (1993 a 1996); Leandro Tavares seu vice e sucessor de Itamar após as eleições de 1996 quebrou em partes a credibilidade administrativa (1997 a 2000), mas fortaleceu laços afetivos com a comunidade; quatro anos depois, Itamar de Sá retornou ao executivo municipal do referido município do interior do Acre e direcionou a administração para os campos da coletividade, com mais experiência e conhecedor de uma realidade que inicialmente era alheia a sua compreensão administrativa, De Sá fez alianças políticas, eleito e outra vez eleito na oposição (PMDB), uniu-se ao governo do estado (PT), depois de dois mandatos submisso a oposição estadual da época. Facilmente reeleito em 2004, desta vez pelo PT, De Sá assumiu pela terceira vez a prefeitura e foi sucedido pelo Jovem Randson Almeida (PMDB) que surgiu como uma nova esperança política, mas fracassou por conta da inexperiência e da mal influencia política onde posteriormente foi sucedido no final do terceiro ano de sua administração por seu vive Maurício Praxedes (PSDB) que ficou na prefeitura por um ano, dois meses e 18 dias”. Eleito com a maior quantidade de votos da História política de Marechal Thaumaturgo, o quarentão Aldemir Lopes (PT) está na prefeitura e tem mais um ano e 10 meses de mandato, resta saber se o povo continuará com Lopes ou se vão para outra aventura política.

Donicélio Nunes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário