segunda-feira, 9 de março de 2015

Em Porto Walter, PM faz apreensão de Jabutis e carne de animais silvestres.

Reportagem de Donicélio Nunes.
De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (BO), a apreensão foi feita após as 13h30min do dia 08 de Março, nas proximidades do Porto da cidade de Porto Walter.
Os policiais militares apreenderam 26 Jabutis, 23 vivos e 3 mortos; um quantitativo aproximado a 25 kg de carne de animais silvestres, supostamente de anta porco do mato (cateto/ caititu); e 3 patos domésticos, 2 vivos e 1 morto.
Os animais estavam expostos ao sol e chuvas, dentro de uma canoa de madeira, perto de uma balsa clandestina.
A PM informou que agiu por meio de denuncias via telefone e por denúncia pessoal dizendo que a polícia focem salvar os animais que estavam abandonados no porto. Os animais tinham sido transportados na posse do trabalhador rural Antônio Fidelis, morador do Rio Juruá Mirim, no Município de Cruzeiro do Sul, segundo Fidelis, os animais pertenciam a um senhor por nome de Daniel Bandeira, Fidelis disse ainda trouxe 35 Jabutis e que tinha deixando-os no porto a pedido de Bandeira.
A polícia e os denunciantes dizem que referente aos jabutis, encontraram apenas a quantidade citada (26) e que os demais foram levados supostamente por vândalos.
Após o flagrante, a PM fez contato com o ICMBio e comunicou que os animais foram capturados no Parque Nacional do Divisor e que vieram pelo Rio Juruá Mirim – Cruzeiro do Sul –Ac.
Os animais e carne estão em Porto Walter sob a proteção da Polícia Militar.
1.    Saiba mais: O jabuti é a designação vulgar dos répteis do género Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos. O gênero mudou de Geochelone para Chelonoidis.
2.    A Anta - Tapirus é um gênero de Perissodactyla da família Tapiridae que habita a América Central, a América do Sul e o sul da Ásia, sendo conhecidos popularmente por anta ou tapir.

1.    O caititu também conhecido por caitatu, taititu, cateto, tateto, pecari, porco-do-mato e patira, é um mamífero artiodáctilo, da família Tayassuidae e gênero Pecari. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário