quinta-feira, 11 de junho de 2015

Comunidade rural de Marechal Thaumaturgo comemora feitos para Melhorias na Educação.

Donicélio Nunes.
Nesta sexta-feira, 05 de Junho de 2015, prefeito, vereadores, secretários, alunos, pais de alunos e comunidade civil de Marechal Thaumaturgo participaram da festa de inauguração da Escola Poleta Ferreira da Costa, construída com recursos próprios, oriundos dos 40% do FUNDEB que foram aplicados para criação do espaço educacional oferecidos aos filhos e filhas dos agricultores ou lavradores e extrativistas do Rio Tejo.    
Os moradores da Comunidade Prainha demostravam em seus semblantes a satisfação pela conquista do património público oferecidos pela gestão pública municipal de Marechal Thaumaturgo.
“Sei das dificuldades que estamos vivendo por Brasil a fora, onde Marechal Thaumaturgo, através do Plano Municipal de Cargo Carreira e Remuneração paga o maior salário do país aos seus professores. No meio de tantas comunidades do nosso município, justa a nossa, recebeu essa escola linda e muito digna para se trabalhar e oferecer o conhecimento de forma mais prazerosa aos nossos alunos”. Disse uma das professoras.      
A Escola Poleta Ferreira da Costa foi reformada e ampliada em madeira com mais 215 metros quadrados, hoje oferecendo aos dissentes e docentes daquela comunidade escolar 04 salas de aulas, varanda, refeitório, cantina, almoxarifado, salas para diretoria e para os professores, banheiros alternativos e espaços naturais para recreação.
Pontos Críticos:
O IDEB registrou que o município finalizou o ano de 2014 com o pior índice de aprendizagem do estado do acre.
Recursos foram suspensos por falta de prestação de contas, gerando inadimplências, que gerou movimentos populares no ano sequente, reivindicados e liderados pelos sindicalistas e antepetistas do município.   
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Imazom em 2014, Marechal Thaumaturgo foi indicado entre os três municípios do acre que se apresenta como um dos piores em desenvolvimento social, o resultado dessa pesquisa foi abstraído da educação, saúde, baixa renda, etc.
Partida para reverter à situação:

Neste Ano de 2015, em busca de superar as dificuldades eminentes, por conta dos maus gerenciamentos dos recursos educacionais do município nos anos 2013 e 2014, de forma quase similar a Dilma Rousseff com Michel Temer, o executivo municipal petista de Marechal Thaumaturgo, foi no campo pemedebista, em busca das mãos de pulsos fortes e condutoras para o desenvolvimento do saber fazer, da Jovem sindicalista Rosineide Bezerra, que no início da gestão petista de Marechal Thaumaturgo (2013), embora ainda filiada ao PMDB, assumiu a Secretaria de Assistência Social, supostamente sucateada por conta de um passado drástico que tinha sofrido nos momentos troca-troca de prefeitos (2011-2012).
Conquistas:   
Com três meses a frente da Secretaria Municipal de Educação, à professora e sindicalista (Rosineide Bezerra), já conseguiu atualizar os pagamentos dos professores e dos demais servidores da educação que anteriormente passavam por constrangimentos para quitarem seus débitos na praça e seus financiamentos bancários, segundo eles, por conta dos inúmeros atrasos na fola de pagamento da Educação.
O desafio está lançado, agora só resta saber, se Neide, popularmente chamada por seus amigos de infância, esposo (Arlem José) e por demais familiares, vai conseguir junto da rede dos abnegados professores do município, nortear a os rumos da educação de Marechal Thaumaturgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário