quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Novenário de Marechal Thaumaturgo 2017

Donicélio Nunes
São 73 anos de tradição da festa religiosa que teve inicio no ano de 1944.  
Informantes afirmam que a prefeitura de Marechal Thaumaturgo disponibilizou-se para fortalecer a parceria para o evento.
A Igreja Católica de Marechal Thaumaturgo realiza todos os anos o Novenário em Honra a São Sebastião que inicia no dia 11 de Janeiro e encerra no dia 20 do mesmo mês. 
O novenário em honra a São Sebastião é uma das maiores festas religiosas do Acre.
Segundo Francisco Alves Bezerra (84) que com as próprias mãos ajudou a construir a primeira Igreja São Sebastião, ainda em madeira no ano de 1943, diz que o Novenário é uma tradição do município desde 1944, época em que Marechal Thaumaturgo era uma simples comunidade de Cruzeiro do Sul.
Os Comerciantes de outros municípios e de outros estados brasileiros se deslocam de suas cidades para fazerem boas vendas, aproveitando as cheias do Rio Juruá para se locomoverem que nessa época proporciona aos viajantes melhores navegabilidades.
Pessoas que moram nos pontos mais distantes da zona urbana do município e Zona Rural, aproveitam o momento de boas ofertas para fazerem suas compras.
Amigos distantes e familiares de moradores do município aproveitam o momento festivo e a boa navegabilidade do Rio Juruá para visita-los.
Políticos aproveitam a multidão para propagarem seus anseios políticos, exibindo-se em arremates de prendas dos leilões e oferendo aos mais carentes.
Se o Santo faz milagres não sabemos ao certo, mas reúne em Marechal Thaumaturgo um número considerável de pessoas, entre eles: devotos de São Sebastião, famílias, peregrinos, comerciantes, políticos e simpatizantes que durante nove noites prestigiam uma das maiores festas religiosa do estado do Acre.
Saiba Mais
Quando tem dinheiro a festa sempre é boa, principalmente para os comerciantes que lucram com as vendas. 
A praça comercial historicamente liderado pelos patrões da borracha até os anos 80, hoje vive um diferente dilema.
Com a queda de valores do produto anteriormente vendável na região da Amazônia (a borracha), agora, o evento depende da movimentação financeira pela folha de pagamento antecipada da prefeitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário